domingo, 1 de setembro de 2024

Redação do mês de setembro - 3ª Série

3ªA e  3ª B

Sugestão: Aproveite os insights (percepções) sobre o livro lido durante o bimestre, e escreva um conto em que seu(s) personagem(ns) também viva(m) experiências a partir de novos conhecimentos sobre si e sobre o mundo.

Estrutura textual:

 

O conto é um gênero de narrativa mais curta (se comparado a um romance, por exemplo), que tem como característica central condensar conflito, tempo, espaço e número reduzido de personagens.

 

Apresenta os elementos da narrativa como personagens, tempo, espaço, enredo e foco narrativo por meio de um único conflito. Tipos/subcategorias: contos fantásticos, realistas, de mistério, ficção científica, entre outros.

 


Texto 1:

A incapacidade de ser verdadeiro

Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois Dragões da Independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas. A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.

Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:

 — Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.

 

Texto 2:

 

O Grande Encontro

 

Era uma vez um Autor com uma vaga ideia para uma nova história. E como nessa história tinha vaga de verdade para um grande Personagem, pensou em começar sua busca colocando um anúncio no jornal.

"Procura-se um Personagem disposto a viver aventuras eletrizantes. Não é necessário ter experiência no tema, mas algumas características serão especialmente consideradas: um certo preparo físico, raciocínio rápido e personalidade carismática." O primeiro candidato a se apresentar foi logo dizendo:

- Participei de passagens importantes de muitos livros famosos, imortalizados por personagens estrelados.

- Ah, parabéns! O senhor tem razão. Os grandes personagens não envelhecem. Mas, se entendi bem, o senhor nunca foi o protagonista desses enredos, certo? Enfim... É uma pena, mas um coadjuvante de idade avançada não é o que busco. Desculpe!

Dois dias e muitas páginas amassadas depois, o Autor recebe outro candidato - um tipo muito sincero, mas bastante imaturo.

 -Já passei por muitas imaginações, mas...

 - Mas?

 -Nunca cheguei ao papel...

- Ah...

- Tenho muito potencial, mas...

- Mas?

- Preciso de alguém que acredite em mim, que me decifre e me revele com todas as letras, entende?

- Você é muito interessante. Mas...

Na semana seguinte, com a cabeça embaralhada e ainda sem um herói à vista, o Autor começa a pensar em outras possibilidades e, repentinamente, tem uma grande ideia: e se o narrador transformasse a própria aventura em Personagem? Animado, ele já ia colocar o texto em ação quando o telefone toca.

- Bom dia. Posso falar com o Autor?

- E o senhor é...?

- O Personagem.

- Ah, claro, o anúncio...

- Exato, o anúncio. Muito bem escrito, por sinal.

- ...?

- Quantos livros o senhor publicou?

- ... !?!

- Alô? Alô, o senhor está na linha?

- Sim... Claro, estou ouvindo... Continue, por favor!

- Desculpe! Espero que não me leve a mal, mas preciso saber um pouco mais sobre o seu estilo, como é o seu processo criativo, quais gêneros o senhor domina, se tem livros premiados... É que não me encaixo com naturalidade em qualquer texto. Tenho que sentir alguma consistência literária, entende?

O Autor experimentou vários estados de espírito. No início, ficou atônito. Mais que isso, catatônico! Depois, a palavra certa seria "irritado". Mas, pouco a pouco, foi se sentindo, como dizer?, impressionado! Pois, à medida em que respondia às perguntas do Personagem, foi se surpreendendo mais e mais com suas próprias palavras. No dia seguinte, conversaram de novo. E no outro, outra vez.

Trocaram ideias durante tanto tempo que acabaram se tornando grandes amigos. Anos depois, eram tão íntimos que um logo adivinhava o que o outro tinha acabado de pensar e, juntos, inventaram histórias fabulosas.

Referência:

ANDRADE, C. D. O sorvete e outras histórias. São Paulo: Ática, 1993.



Para produzir um conto, é importante lembrar que os elementos da narrativa desempenham papéis importantes na construção da história:


  1. Enredo: é o fio condutor, que mantém o interesse do leitor através de uma trama envolvente. No conto, o enredo apresenta uma situação, conflito ou episódio marcante, caracterizando-se pela brevidade e uma estrutura fechada e ágil.


  1. Personagens: tornam a narrativa autêntica, carregando consigo emoções, conflitos e motivações. Para a produção do conto, são utilizados poucos personagens.


  1. Tempo: na narrativa, o tempo é responsável por estabelecer o ritmo da história e moldar passado, presente e futuro.


  1. Espaço: é o cenário onde os eventos ocorrem; fornece contexto à narrativa e influencia as interações entre os personagens.


  1. Narrador: é quem conta a história, podendo estar em primeira ou terceira pessoa do singular (foco narrativo). Essa escolha influencia a perspectiva pela qual o conto é apresentado (se em discurso direto, discurso indireto ou discurso direto-livre).


Dicas para a produção de texto:


  1. Lembre-se de escolher um conflito central que seja envolvente e capaz de despertar o interesse do leitor desde o início. Foque em situar claramente a situação ou episódio marcante que impulsionará o conto.


  1. Dada a brevidade do conto, valorize cada palavra. Evite detalhes desnecessários e concentre-se em expressões impactantes. Use uma linguagem precisa e sugestiva para transmitir emoções e atmosfera;


  1. Mesmo com poucos personagens, dedique tempo ao desenvolvimento delas. Torne-as memoráveis, atribuindo motivações e características únicas. Isso contribuirá para uma conexão mais profunda com o leitor.

 250 palavras




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redação de setembro - 1ª Série

Utilize os textos motivadores abaixo e o seu repertório pessoal sobre o tema e elabore um ARTIGO DE OPINIÃO sobre: Como as mudanças climátic...