3ªA e 3ª B
Sugestão: Aproveite os insights (percepções)
sobre o livro lido durante o bimestre, e escreva um conto em que seu(s)
personagem(ns) também viva(m) experiências a partir de novos conhecimentos
sobre si e sobre o mundo.
Estrutura textual:
O conto é um gênero de
narrativa mais curta (se comparado a um romance, por exemplo), que tem como
característica central condensar conflito, tempo, espaço e número reduzido de
personagens.
Apresenta os elementos da
narrativa como personagens, tempo, espaço, enredo e foco narrativo por meio de
um único conflito. Tipos/subcategorias: contos fantásticos, realistas, de
mistério, ficção científica, entre outros.
Texto 1:
A incapacidade de ser
verdadeiro
Paulo tinha fama de
mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois Dragões da
Independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas. A mãe botou-o de castigo, mas
na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de
lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de
queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar
futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou
falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e
queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu
levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
— Não há nada a
fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.
Texto 2:
O Grande Encontro
Era uma vez um Autor
com uma vaga ideia para uma nova história. E como nessa história tinha vaga de
verdade para um grande Personagem, pensou em começar sua busca colocando um
anúncio no jornal.
"Procura-se um
Personagem disposto a viver aventuras eletrizantes. Não é necessário ter
experiência no tema, mas algumas características serão especialmente
consideradas: um certo preparo físico, raciocínio rápido e personalidade
carismática." O primeiro candidato a se apresentar foi logo dizendo:
- Participei de
passagens importantes de muitos livros famosos, imortalizados por personagens
estrelados.
- Ah, parabéns! O
senhor tem razão. Os grandes personagens não envelhecem. Mas, se entendi bem, o
senhor nunca foi o protagonista desses enredos, certo? Enfim... É uma pena, mas
um coadjuvante de idade avançada não é o que busco. Desculpe!
Dois dias e muitas
páginas amassadas depois, o Autor recebe outro candidato - um tipo muito
sincero, mas bastante imaturo.
-Já passei por
muitas imaginações, mas...
- Mas?
-Nunca cheguei ao
papel...
- Ah...
- Tenho muito
potencial, mas...
- Mas?
- Preciso de alguém que
acredite em mim, que me decifre e me revele com todas as letras, entende?
- Você é muito
interessante. Mas...
Na semana seguinte, com
a cabeça embaralhada e ainda sem um herói à vista, o Autor começa a pensar em
outras possibilidades e, repentinamente, tem uma grande ideia: e se o narrador
transformasse a própria aventura em Personagem? Animado, ele já ia colocar o
texto em ação quando o telefone toca.
- Bom dia. Posso falar
com o Autor?
- E o senhor é...?
- O Personagem.
- Ah, claro, o
anúncio...
- Exato, o anúncio.
Muito bem escrito, por sinal.
- ...?
- Quantos livros o
senhor publicou?
- ... !?!
- Alô? Alô, o senhor
está na linha?
- Sim... Claro, estou
ouvindo... Continue, por favor!
- Desculpe! Espero que
não me leve a mal, mas preciso saber um pouco mais sobre o seu estilo, como é o
seu processo criativo, quais gêneros o senhor domina, se tem livros
premiados... É que não me encaixo com naturalidade em qualquer texto. Tenho que
sentir alguma consistência literária, entende?
O Autor experimentou
vários estados de espírito. No início, ficou atônito. Mais que isso,
catatônico! Depois, a palavra certa seria "irritado". Mas, pouco a
pouco, foi se sentindo, como dizer?, impressionado! Pois, à medida em que
respondia às perguntas do Personagem, foi se surpreendendo mais e mais com suas
próprias palavras. No dia seguinte, conversaram de novo. E no outro, outra vez.
Trocaram ideias durante
tanto tempo que acabaram se tornando grandes amigos. Anos depois, eram tão
íntimos que um logo adivinhava o que o outro tinha acabado de pensar e, juntos,
inventaram histórias fabulosas.
Referência:
ANDRADE, C. D. O
sorvete e outras histórias. São Paulo: Ática, 1993.
Para produzir um conto, é importante lembrar que os elementos da narrativa desempenham papéis importantes na construção da história:
- Enredo: é o fio condutor, que mantém o interesse do leitor através de uma trama envolvente. No conto, o enredo apresenta uma situação, conflito ou episódio marcante, caracterizando-se pela brevidade e uma estrutura fechada e ágil.
- Personagens: tornam a narrativa autêntica, carregando consigo emoções, conflitos e motivações. Para a produção do conto, são utilizados poucos personagens.
- Tempo: na narrativa, o tempo é responsável por estabelecer o ritmo da história e moldar passado, presente e futuro.
- Espaço: é o cenário onde os eventos ocorrem; fornece contexto à narrativa e influencia as interações entre os personagens.
- Narrador: é quem conta a história, podendo estar em primeira ou terceira pessoa do singular (foco narrativo). Essa escolha influencia a perspectiva pela qual o conto é apresentado (se em discurso direto, discurso indireto ou discurso direto-livre).
Dicas para a produção de texto:
- Lembre-se de escolher um conflito central que seja envolvente e capaz de despertar o interesse do leitor desde o início. Foque em situar claramente a situação ou episódio marcante que impulsionará o conto.
- Dada a brevidade do conto, valorize cada palavra. Evite detalhes desnecessários e concentre-se em expressões impactantes. Use uma linguagem precisa e sugestiva para transmitir emoções e atmosfera;
- Mesmo com poucos personagens, dedique tempo ao desenvolvimento delas. Torne-as memoráveis, atribuindo motivações e características únicas. Isso contribuirá para uma conexão mais profunda com o leitor.
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