PROPOSTA DE REDAÇÃO
Proposta de produção de texto dissertativo-argumentativo modelo Enem sobre “Valorização da produção audiovisual brasileira”
COLETÂNEA
Texto I
Quando um filme brasileiro ganha destaque em premiações internacionais, como o Oscar, o público e a mídia voltam os olhos para a produção nacional. Um dos exemplos mais recentes disso é o longa Ainda Estou Aqui (2024), ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2025, o qual teve mais de cinco milhões de espectadores. No entanto, essa atenção costuma ser passageira, e a valorização do cinema local volta a cair logo após o término da temporada de premiações.
A falta de investimento na distribuição e na publicidade de filmes nacionais contribui para muitas produções passarem despercebidas. Enquanto isso, diversos filmes internacionais recebem grande destaque na mídia e nos cinemas, e as produções brasileiras frequentemente têm exibições limitadas.
Sendo assim, em dezembro de 2024, o Governo Federal retomou com a “Cota de Tela“, uma lei que torna obrigatória a exibição de filmes nacionais nas salas de cinemas. A medida tem como principal objetivo tornar a competição mais justa em relação aos filmes estrangeiros e incentivar a produção audiovisual.
MAZOTI, Amanda. Além do Oscar. GeekPop News, 02 abr. 2025. Disponível em: https://geekpopnews.com.br/alem-do-oscar-por-que-o-cinema-nacional-ainda-nao-e-valorizado/. Acesso em: 04 abr. 2025. Adaptado.
Texto II
A resistência presente em um terço da população para assistir a filmes brasileiros no cinema reflete a complexidade da relação entre o cinema brasileiro e seu público. As raízes dessa problemática são antigas, e talvez a melhor explicação para ela esteja na “situação colonial” que foi descrita pelo crítico Paulo Emílio Salles Gomes. Essa condição pode ser resumida pela própria história do cinema nos países periféricos, onde “o hábito do cinema foi adquirido (...) pelo consumo de filmes estrangeiros”. No Brasil, além de enfrentar o domínio da produção de Hollywood, o cinema teve de lidar com uma outra hegemonia, a da televisão aberta que, por anos, reinou quase sozinha no mercado.
SOUZA, Ana Paula. Um terço da população ainda rejeita filme brasileiro.
Folha de São Paulo, 20 ago. 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2021/08/um-terco-da-populacao-do-pais-ainda-rejeita-filme-brasileiro.shtml. Acesso em: 04 abr. 2025. Adaptado.
Texto III

O Globo, 2017. Disponível em: https://infograficos.oglobo.globo.com/cultura/a-quantidade-de-filmes-nacionais-lancados-no-cinema-ano-a-ano.html. Acesso em: 04 abr. 2025.
Texto IV
O cinema brasileiro tem uma história rica e diversificada, repleta de obras que abordam a cultura, a história e as questões sociais do país. No entanto, apesar da sua relevância, muitas produções nacionais enfrentam desafios para conquistar o público local e internacional.
A falta de valorização do cinema brasileiro pode ser atribuída a diversos fatores históricos, culturais e econômicos. Embora existam políticas públicas de incentivo, como a Ancine, o financiamento para as produções brasileiras é frequentemente limitado. Além disso, muitas vezes, o público brasileiro associa o cinema nacional a estereótipos como baixa qualidade técnica ou narrativas limitadas a comédias e temas sociais. Essa visão preconceituosa reduz o interesse pelas produções nacionais.
Ainda assim, o cinema brasileiro possui um enorme potencial. Investimentos consistentes, uma distribuição mais ampla e um público mais engajado são fundamentais para mudar esse cenário.
Por que o cinema brasileiro não é valorizado. Ecologia 2017, 3 fev. 2025. Disponível em: https://www.ecologia2017.com.br/por-que-o-cinema-brasileiro-nao-e-valorizado/. Acesso em: 04 abr. 2025. Adaptado.
ENUNCIADO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Valorização da produção audiovisual brasileira”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

Nenhum comentário:
Postar um comentário