domingo, 3 de março de 2024

2ªSérie do E.M


Redação 2ª série EM – Conto

Foco no conteúdo: Relembrando o que é um conto e suas características

O conto é um gênero de narrativa mais curta, que tem como característica central condensar conflito, tempo, espaço e reduzir o número de personagens. Apresenta os elementos da narrativa como personagens, tempo, espaço, enredo e foco narrativo por meio de um único conflito. Tipos/subcategorias: contos fantásticos, realistas, de mistério, ficção científica, entre outros.

Baseado em GANCHO, Cândida Vilares. Como Analisar Narrativas. São Paulo: Ática, 1991.

1) Para produzir um conto, é importante relembrar como os elementos da narrativa desempenham papéis importantes na construção da história:

● Enredo: é como um fio condutor, mantendo o interesse do leitor através de uma trama envolvente. No conto, o enredo apresenta uma situação, conflito ou episódio marcante, caracterizando-se pela brevidade e uma estrutura fechada e ágil.

● Personagens: tornam a narrativa autêntica, carregando consigo emoções, conflitos e motivações. Para a produção do conto, são utilizados poucos personagens.

● Tempo: na narrativa, o tempo é responsável por estabelecer o ritmo da história e moldar passados, presentes e futuros.

● Espaço: é o cenário onde os eventos ocorrem, fornece contexto à narrativa e influencia as interações entre os personagens.

● Narrador: é quem conta a história, podendo estar em primeira ou terceira pessoa do singular. Essa escolha influencia a perspectiva pela qual o conto é apresentado.


Dicas para a produção de texto

1) Lembre-se de escolher um conflito central que seja envolvente e capaz de despertar o interesse do leitor desde o início. Foque em situar claramente a situação ou episódio marcante que impulsionará o conto.

2) Dada a brevidade do conto, valorize cada palavra. Evite detalhes desnecessários e concentre-se em expressões impactantes. Use uma linguagem precisa e sugestiva para transmitir emoções e atmosfera.

3) Mesmo com poucas personagens, dedique tempo ao desenvolvimento delas. Torne-as memoráveis, atribuindo motivações e características únicas. Isso contribuirá para uma conexão mais profunda com o leitor.





1) A partir do texto motivador, crie um conto dando continuidade à história, explorando o tema "Encontro nas Montanhas".



Orientações:

● Desenvolvimento do encontro: continue a narrativa a partir do ponto em que o autor interrompeu, explorando os sentimentos e pensamentos do criador e da criatura. Como eles reagem ao se depararem um com o outro? Que palavras são trocadas? Há arrependimento, perdão ou confronto?

● Introdução de elementos diferentes: adicione dois elementos diferentes à história para complicar a situação. Pode ser a aparição de uma terceira figura misteriosa, um evento sobrenatural, ou até mesmo uma reviravolta inesperada na relação entre o criador e a criatura. Como esses elementos influenciam a dinâmica da cena?

● Ambiente e descrição: aprofunde as descrições do ambiente ao redor. Como a paisagem das montanhas e a geleira contribuem para a atmosfera do encontro? Utilize detalhes sensoriais para enriquecer a experiência do leitor.

● Conclusão: termine o conto deixando espaço para reflexão sobre as consequências desse encontro nas montanhas. Qual é o destino dos personagens? Existe uma resolução para os conflitos apresentados?

Dicas:

✔ Mantenha-se fiel ao estilo da autora, Mary Shelley, incorporando elementos góticos e emoções intensas.

✔ Explore os conflitos emocionais entre o criador e a criatura, levando em consideração o histórico de suas interações anteriores.

✔ Use o ambiente e os elementos adicionados para criar tensão e surpresas na narrativa.

✔ Não se esqueça, dê um título interessante para o conto.





Início do conto:



[...] Aproximou-se; seu semblante parecia de uma amarga angústia, combinada com desdém e maldade, enquanto sua feiúra sobrenatural tornava-o quase horrível demais para olhos humanos. Mas eu mal observei isso; no início, raiva e ódio me privaram de expressão [...].

Percebi, no entanto, um lampejo de humanidade nos olhos da criatura, lançando dúvidas sobre sua verdadeira natureza. O que aconteceria a seguir, eu não podia prever



TEXTO DE APOIO

A obra "Frankenstein", obra de Mary Shelley, explora as implicações da criação científica de vida. Victor Frankenstein, o cientista, narra suas experiências enquanto vaga solitário pelas montanhas. Ao descrever a beleza e o isolamento do ambiente, ele atinge o auge de suas emoções quando se depara com a criatura por ele criada. O narrador

passa por muitas emoções, do fascínio inicial ao horror, indicando um iminente

confronto entre criador e criatura e produzindo um suspense que envolve o

leitor.

Leia o trecho considerado um momento decisivo na história.

Capítulo 10




Doutor Frankenstein encontrando com a criatura. Elaborado no AI. Canva. Disponível em: https://acesse.one/363g2. Acesso em: 16 jan. 2024.

“[...] Passei o dia seguinte vagando pelo vale. [...] Lembrei-me do efeito que a visão do movimento imenso e constante da geleira produziu em minha mente quando eu a vi pela primeira vez. [...] Decidi ir sem guia, pois eu estava bem familiarizado com o caminho e a presença de outra pessoa destruiria a grandeza solitária da cena. A subida é íngreme, mas o caminho é cortado em enrolamentos contínuos e curtos, que permitem que você supere a perpendicularidade da montanha. É uma cena terrivelmente desoladora. Em mil pontos, os traços da avalanche de inverno podem ser percebidos, onde as árvores ficam quebradas e espalhadas pelo chão, algumas inteiramente destruídas, outras se curvaram, apoiando-se nas rochas salientes das montanhas ou transversalmente em outras árvores.

[...] Era quase meio-dia quando cheguei ao topo da subida. Por algum tempo, sentei-me sobre a rocha com vista para o mar de gelo. Uma névoa o cobriu tanto quanto às montanhas ao redor. Logo, uma brisa dissipou a nuvem, e eu desci sobre a geleira. [...] Meu coração, que antes era doloroso, agora pulsava com algo parecido com alegria.

[...] De repente, vi a figura de um homem, em alguma distância, avançando com uma rapidez sobre-humana em minha direção. Ele saltou sobre as fendas no gelo, em que eu tinha andado com cautela; sua estatura, também, conforme ele se aproximava, parecia exceder a de homem. Fiquei preocupado; uma névoa cobriu meus olhos e eu senti uma fraqueza tomar conta de mim, mas fui rapidamente restaurado pela ventania fria das montanhas. Percebi, conforme se aproximava (visão tremenda e abominável!) que era o desgraçado que eu tinha criado. Tremi de raiva e horror, decidi esperar sua aproximação e depois iniciar com ele um combate mortal.

Aproximou-se; seu semblante parecia de uma amarga angústia, combinada com desdém e maldade, enquanto sua feiúra sobrenatural tornava-o quase horrível demais para olhos humanos. Mas eu mal observei isso; no início, raiva e ódio me privaram de expressão [...]

Frankenstein or the Modern Prometheus (Frankenstein ou o Prometeu Moderno) adaptado. Elaborado para o material Currículo em Ação, 1ªS. 3ºBim.SA2 79 p.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia SP

 Indicações do mês de junho