quarta-feira, 24 de abril de 2024

Indicação literária para o mês de maio.

 1ª Série do E.M - Antologia poética 



Cecília Meireles

Esta “Antologia poética” é a única cujos textos foram escolhidos pela própria Cecília Meireles, maior poeta da língua portuguesa. Composta por poemas retirados de diversos livros seus, inclusive alguns inéditos, a obra revela, assim, um precioso autorretrato da escritora. Uma obra sobre as pequenas maravilhas da vida até os questionamentos sobre o destino do mundo e da humanidade.

2ª Série do E.M - Senhora

José de Alencar


Senhora é um romance escrito por José de Alencar, publicado em 1874 na forma de folhetim. É um dos últimos romances do autor, que irá morrer três anos depois, e juntamente com “Iracema” e “Lucíola”, é um dos melhores livros escritos por ele.


A obra pertence ao Romantismo, por sua temática, seu modo de escrita e seu final feliz. É conhecido por ser um romance urbano, que difere de outros romances campestres e indigenistas do autor.


O romance é dividido em quatro partes que definem uma troca comercial (o preço, quitação, posse e resgate), simbolizando a temática principal da obra: o casamento por interesse, bastante comum durante o século XIX.


Apesar da obra ainda ficar presa ao ideal romântico de que o amor pode redimir tudo, ela inova ao trazer alguns elementos que prenunciam o Realismo, como um maior nível de densidade psicológica e a crítica à futilidade e à fragilidade dos valores burgueses.



3ª Série do E.M

Vidas Secas

Graciliano Ramos

"Vidas Secas" é a obra mais emblemática do escritor brasileiro moderno Graciliano Ramos (1892-1953). O livro foi publicado em 1938 e trata-se de um romance documental inspirado nas experiências do autor.

O local de desenvolvimento da estória é o sertão brasileiro nordestino, onde Graciliano Ramos retrata a vida de uma família de retirantes, traçando a figura do sertanejo. Ao mesmo tempo, ele explora os temas da miséria e da seca do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia SP

 Indicações do mês de junho