segunda-feira, 5 de agosto de 2024

REDAÇÃO DE AGOSTO - 3ª SÉRIE



Orientação gênero + Enunciado: Resenha Crítica



Diante das discussões em sala sobre o gênero textual e o tema do bimestre (Encontros Interculturais), faça a leitura dos textos de apoio abaixo e escreva uma resenha crítica do livro que você está lendo nas aulas de Redação e Leitura.



Mesmo que ainda não tenha finalizado a obra, escreva sobre as suas primeiras impressões acerca do livro, personagens, cenário e sua expectativa em relação à leitura.




Estrutura da Resenha Crítica:




Introdução: Deve conter o nome da obra, ano de lançamento, país de origem, autor etc.;
Público-alvo;
Sinopse do livro;
O tema ou assunto da obra;
Problema ou tese a ser defendida.




Desenvolvimento:Apresentar argumentos que defendam a tese levantada;
Incluir elementos ou conexões que dialogam com outras obras (intertextualidade);
Incluir mais de um desenvolvimento para fundamentar ainda mais os pontos de vista a serem defendidos.




Conclusão:Incluir fechamento que evidencia a importância da leitura, do autor ou da temática da obra;
Pode conter outras informações relevantes para o fechamento;
Pode haver alguma mensagem para o interlocutor, se a obra é de fácil acesso nos ambientes virtuais, indicações etc.







Importante:

Durante a escrita, é possível incluir exemplos de trechos do livro, mas sem fornecer muitas informações para evitar spoilers. Não revele o desfecho da história, o final do livro ou partes cruciais da obra, pois o objetivo é despertar a curiosidade do leitor e incentivá-lo a realizar a leitura completa.

Gênero textual:
Resenha Crítica - 3ª série EM



Texto 1


O Túnel, de Dias Gomes, no palco do Sania Cosmelli


Texto curto de Dias Gomes, O Túnel foi levado aos palcos pela primeira vez em novembro passado, durante a Festa Internacional de Teatro de Angra (Fita), onde culminou numa explosão de aplausos de uma plateia que se encontrava de pé. A peça poderá ser conferida nesta quarta e quinta-feira, 16 e 17, no Teatro Sania Cosmelli, às 20h em ambos os dias, encerrando as atividades culturais deste ano do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD). Ingressos a R$ 10 e R$ 20.


Trabalho menos conhecido do autor de O Pagador de promessas, O Bem Amado e Roque Santeiro, o espetáculo é ambientado num túnel de ligação que engarrafa repentinamente, deixando os motoristas presos, obrigando-os a conviver uns com os outros durante algumas horas. O Túnel conta com os atores Pedro Pires, Rafael D’Avila, Maria Clara Wermelinger, Vinícius Cattani, Rodolfo Cattani e Gustavo Paso, que também assina a adaptação e direção do espetáculo, produzido pela Cia. Teatro Epigenia, da qual também é diretor.


Os créditos do texto, no entanto, não vão apenas para Dias Gomes: Par Lagervitz também é creditado por ter escrito uma peça homônima, descoberta durante o período de pesquisas da companhia teatral, que também trata de trazer à tona um universo absurdo; assim, ambas as peças se comunicam de forma especial, complementando-se segundo a adaptação feita por Paso, que em 2007 emplacou com o espetáculo Ariano, em homenagem a Ariano Suassuna, eleito pela revista Bravo! como um dos melhores espetáculos em cartaz na cidade de São Paulo, além de receber no Rio de Janeiro o O Globo Indica. Em 2008 ele repetiu o sucesso com Alzira Power, do poeta Antonio Bivar.


Seu novo trabalho, O Túnel, breve farsa alegórica escrita em 1968, ocupa posição singular no conjunto da obra de Dias Gomes, com pouco mais de uma hora de duração, revelando algumas facetas do pensamento e da trajetória dramatúrgica do autor, que não se evidenciam tão claramente em outras peças mais conhecidas.


Fonte:

O TÚNEL, de Dias Gomes, no palco do Sania Cosmelli. A Voz da Serra, Nova Friburgo, 16 dez. 2009. Disponível em: http://acervo.avozdaserra.com.br/noticias/o-tunel-de-dias-gomes-no-palco-do-sania-cosmelli. Acesso em: 18 ago. 2020.



Texto 2:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redação de setembro - 1ª Série

Utilize os textos motivadores abaixo e o seu repertório pessoal sobre o tema e elabore um ARTIGO DE OPINIÃO sobre: Como as mudanças climátic...