domingo, 28 de julho de 2024

Redação e Leitura

ATIVIDADE: 
LOGAR EM https://cmspweb.ip.tv/

Opção 1

Você é um crítico literário convidado por um importante jornal cultural para escrever uma resenha sobre uma das seguintes obras: "Cais do Porto" de Brendda Maria ou "A Cartomante" de Machado de Assis. Escolha uma das obras e desenvolva uma resenha crítica que explore os principais aspectos do enredo, a construção dos personagens, o estilo do autor e a relevância do livro no contexto literário brasileiro. Além disso, expresse sua opinião pessoal sobre a obra, destacando seus pontos fortes e eventuais fraquezas. Sua resenha deve ser clara, coerente e cativante, capaz de atrair e informar leitores que ainda não conhecem a obra.



Critérios de Avaliação: Clareza e coerência na exposição das ideias.
Profundidade da análise crítica do enredo, personagens e estilo do autor.
Relevância e contextualização da obra no cenário literário.
Originalidade e persuasão na opinião pessoal.
Correção gramatical e ortográfica.




Opção 2

Você é um crítico literário e escreverá uma resenha sobre um livro lido na Plataforma Leia.

Critérios de Avaliação:Clareza e coerência na exposição das ideias.
Profundidade da análise crítica do enredo, personagens e estilo do autor.
Relevância e contextualização da obra no cenário literário.
Originalidade e persuasão na opinião pessoal.
Correção gramatical e ortográfica.

Indicações para o 3º Bimestre



A série de crônicas intitulada Bons Dias, publicada entre 1888e 1889, é a perfeita síntese desse registro machadiano. Tanto que nela encontramos, por exemplo, uma sátira ao transporte do meteorito caído em Bedengó e, no mesmo texto, uma discussão sobre a implantação do federalismo no Brasil. Além da política da época, as crônicas trazem ainda para o leitor temas favoritos de Machado, como a medicina popular, os neologismos, e o espiritismo. Leves e consistentes, as crônicas abordam assuntos sérios, sem cair no lugar-comum.




Publicado em 1890, O Cortiço põe olhos sobre os marginalizados: lavadeiras, trabalhadores braçais, malandros e viúvas pobres. Esses tipos são guiados pelos instintos, vícios e sexo, determinados pelo meio miserável em que vivem. O olhar darwinista de Aluísio Azevedo posicionou o romance como a expressão máxima do Naturalismo na literatura brasileira. No Rio de Janeiro do século XIX, o ambicioso português João Romão põe em prática seu plano de riqueza. Com trabalho duro, avareza e desonestidade, levanta um conjunto de 95 casinhas; o maior cortiço da região. A vida não tarda a brotar desse chão, fervilhante. Um organismo autônomo formado por aquela gente amontoada em cubículos, em busca da sobrevivência.



Publicado em 1881, Memórias póstumas de Brás Cubas é o primeiro e mais conhecido romance de maturidade de Machado de Assis. Classificada por ele mesmo como "obra difusa", escrita "com a pena da galhofa e a tinta da melancolia", faz de Brás Cubas um autor defunto, ou um defunto autor, que decide narrar sua vida. E o faz sinceramente, alheio às consequências, com sarcasmo e amargura, pois tudo tentou e nada fez. À sua ironia aliam-se as digressões, uma vez que o autor problematiza sua narrativa, de ar sobrenatural, representante do moderno estilo cômico-fantástico.






BOA LEITURA!!























Um comentário:

Redação de setembro - 1ª Série

Utilize os textos motivadores abaixo e o seu repertório pessoal sobre o tema e elabore um ARTIGO DE OPINIÃO sobre: Como as mudanças climátic...