domingo, 1 de setembro de 2024

Redação de setembro - 1ª Série



Utilize os textos motivadores abaixo e o seu repertório pessoal sobre o tema e elabore um ARTIGO DE OPINIÃO sobre:

Como as mudanças climáticas estão influenciando o meio ambiente e quais são os impactos desses fenômenos no bem-estar da população?

Discuta as consequências dessas mudanças, destacando a relação entre o clima, o meio ambiente e a saúde coletiva. Posicione-se sobre o assunto e utilize argumentos e exemplos para defender suas ideias e seu ponto de vista. Reflita sobre as consequências de todos esses fatores na vida humana na Terra, principalmente na sua geração e nas próximas.





Estrutura textual:

No artigo de opinião, o autor apresenta argumentos para expressar seu ponto de vista sobre determinado tema e tenta convencer o leitor a aderir

à ideia veiculada no texto.





Introdução:
O tema e a tese devem ser apresentados de forma relevante.
A ideia defendida deve ser desenvolvida de maneira clara e concisa.



Desenvolvimento:
Fundamentar a tese com informações e dados confiáveis.
Utilizar argumentos lógicos para persuadir o leitor.
Organizar o texto em parágrafos coesos.



Conclusão:
Retomar a tese de forma conclusiva.
Sintetizar os argumentos apresentados.
Encerrar o artigo com uma proposta de intervenção, reflexão ou chamado à ação.







Dicas para a produção de texto

1. Utilizar a linguagem formal (norma-padrão da língua) e adequada ao contexto.

2. Se desejar, utilize recursos como metáforas, analogias e citações, para tornar seu texto mais persuasivo e interessante.

3. Lembre-se de citar fontes confiáveis, caso utilize dados ou informações específicas em seu texto.

4. Revise seu texto para garantir clareza, coesão e correção gramatical.

5. Seja objetivo e direto em sua argumentação.

6. Ao finalizar o texto, leia-o novamente e certifique-se de que sua opinião foi claramente expressa e defendida ao longo do artigo



Textos de apoio:


Texto 1: As mudanças ambientais e a saúde humana, os impactos da degradação ambiental sobre surtos de doenças infecciosas.

Os processos de degradação ambiental humano-induzidos têm causado alterações significativas na baixa e na média atmosfera e uma severa depleção de vários outros sistemas naturais como, por exemplo, a fertilidade dos solos, aquíferos, pesca oceânica e biodiversidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essas mudanças têm o potencial de afetar atividades econômicas, infraestrutura e ecossistemas, bem como de causar riscos à saúde da população humana. As mudanças ambientais antropogênicas também ameaçam a saúde humana por causar escassez de água e alimentos, aumentar os riscos de desastres naturais, provocar o deslocamento de pessoas e aumentar o risco de ocorrência de doenças infecciosas (Lindahl & Grace et al., 2015).

Vetores, patógenos e hospedeiros são capazes de sobreviver e se reproduzir dentro de uma variedade de condições ideais, sendo a temperatura e a precipitação os mais importantes fatores, enquanto outros como a elevação do nível do mar, vento e duração da luz do dia também apresentam alguma influência (OMS, 2003b). Dentro desse contexto, a OMS (2003a) estima que as mudanças climáticas globais têm parcela importante de responsabilidade sobre a ocorrência de surtos mundiais de diarreia e malária em países em desenvolvimento. Um exemplo citado pela OMS (2003b) de como alterações climáticas podem refletir sobre a ocorrência de surtos de doenças infecciosas mostra que, em anos de ocorrência do fenômeno El Niño, o risco de ocorrência de epidemia de malária pode crescer em até cinco vezes. Também poderia se tornar importante a influência das MCGs, por causar alterações na amplitude geográfica (latitude e altitude) e sazonalidade, na ocorrência de doenças infecciosas específicas cujos surtos estão muito ligados a esses fatores climáticos, como malária, dengue, febre amarela, zika e chikungunya. Também é possível que a ocorrência de doenças causadas por alimentos, como salmonelose, cuja incidência aumenta em meses quentes, possam ser afetadas pelas mudanças climáticas globais.

Outra possível forma de transmissão de doenças infecciosas ligada não apenas às mudanças climáticas globais, mas às mudanças ambientais como um todo, é aquela ligada à veiculação hídrica. As principais rotas de contaminação por doenças de veiculação hídrica estão ligadas ao contato do ser humano com água para consumo, recreação e/ou preparo de alimentos, contaminada. O contato com água contaminada pode ser intensificado por ações humanas, tais quais a disposição inadequada de esgotos domésticos (OMS, 2003b). Também é possível que eventos climáticos extremos possam aumentar o risco de ocorrência de enchentes e enxurradas, que serviriam como meio de transporte e disseminação de doenças infecciosas, como, por exemplo, a leptospirose e a cólera.

Não há dúvidas de que a degradação ambiental pode impactar negativamente em muitos dos fatores mencionados anteriormente e que são gatilhos para a ocorrência de pandemias. Processos como a urbanização não planejada, o aumento da pobreza, o desmatamento, hábitos alimentares culturais, o crescimento populacional desenfreado e o consumismo exacerbado, entre outros, leva a um cenário onde o contato do ser humano com a fauna silvestre pode se tornar mais frequente e, consequentemente, expor mais intensamente as pessoas a vetores de patógenos. O fluxo de passageiros e mercadorias em um mundo globalizado pode ainda disseminar mais rapidamente doenças que, no passado, poderia ficar restrita a poucas localidades. Já mudanças globais, como aquelas ligadas ao clima, têm potencial de mudar rotas migratórias e, até mesmo, as condições climáticas mínimas para a disseminação de doenças por meio do favorecimento de seus vetores, bem como da capacidade de mutação e multiplicação de agentes patogênicos.

Conclui-se, portanto, que as mudanças ambientais já estiveram e provavelmente estarão ligadas à ocorrência de pandemias no futuro. Entretanto, é preciso ser prudente ao atribuir à essas mudanças toda e qualquer ocorrência de novas pandemias, sendo tal atribuição possível somente à luz da ciência. O desenvolvimento sustentável é, sem dúvida, uma importante forma de promover a melhoria das condições de vida da população, conciliando o crescimento econômico com a melhoria das condições sociais e a preservação ambiental, reduzindo os riscos de ocorrência e intensidade de novas doenças.

BRASIL. EMPRAPA. As mudanças ambientais e a saúde humana, os impactos da degradação ambiental sobre surtos de doenças infecciosas.


200 palavras










Redação de setembro - 2 ª Série





Utilize os textos motivadores abaixo, o seu repertório pessoal e elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: Caminhos para combater o racismo no Brasil (ENEM – 2016 – 2a aplicação), apresentando propostas de intervenção que respeitem os direitos humanos.

Estrutura textual:
Introdução: recorte do assunto que será abordado no texto e apresentação da tese;
Desenvolvimento: argumentação articulada com a tese para defender o ponto de vista.
Conclusão: retomada da tese com proposta de intervenção social que respeite a dignidade humana.



Dicas para a produção de texto:
Lembre-se de articular de forma coerente a tese defendida com argumentos convincentes, sempre deixando aquele que considera mais importante para o fechamento.

Textos de apoio: (Coletânea de textos do ENEM



TEXTO I

Ascendendo à condição de trabalhador livre, antes ou depois da abolição, o negro se via jungido a novas formas de exploração que, embora melhores que a escravidão, só lhe permitiam integrar-se na sociedade e no mundo cultural, que se tornaram seus, na condição de um subproletariado compelido ao exercício de seu antigo papel, que continuava sendo principalmente o de animal de serviço. [...] As taxas de analfabetismo, de criminalidade e de mortalidade dos negros são, por isso, as mais elevadas, refletindo o fracasso da sociedade brasileira em cumprir, na prática, seu ideal professado de uma democracia racial que integrasse o negro na condição de cidadão indiferenciado dos demais.





RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras. 1995 (fragmento)



TEXTO II

LEI Nº 7.71 6, DE 5 DE JANEIRO DE 1989. Define os crimes de resultantes de preconceito de raça ou de cor Art. 1°- Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminalização ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

BRASIL. Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Art. 1. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm . Acesso em: 18 jun. 2024. (acessado para a postagem desta proposta)

Texto III

O que são ações afirmativas? Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo governo ou pela iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades raciais presentes na sociedade, acumuladas ao longo de anos.

Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todos. As ações afirmativas podem ser de três tipos: com o objetivo de reverter a representação negativa; para promover igualdade de oportunidades; e para combater o preconceito e o racismo.

Em 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade que as ações afirmativas são constitucionais e políticas essenciais para a redução de desigualdades e discriminações existentes no país.

No Brasil, as ações afirmativas integram uma agenda de combate à herança histórica de escravidão, segregação racial e racismo contra a população negra.

250 palavras

Redação do mês de setembro - 3ª Série

3ªA e  3ª B

Sugestão: Aproveite os insights (percepções) sobre o livro lido durante o bimestre, e escreva um conto em que seu(s) personagem(ns) também viva(m) experiências a partir de novos conhecimentos sobre si e sobre o mundo.

Estrutura textual:

 

O conto é um gênero de narrativa mais curta (se comparado a um romance, por exemplo), que tem como característica central condensar conflito, tempo, espaço e número reduzido de personagens.

 

Apresenta os elementos da narrativa como personagens, tempo, espaço, enredo e foco narrativo por meio de um único conflito. Tipos/subcategorias: contos fantásticos, realistas, de mistério, ficção científica, entre outros.

 


Texto 1:

A incapacidade de ser verdadeiro

Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois Dragões da Independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas. A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.

Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:

 — Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.

 

Texto 2:

 

O Grande Encontro

 

Era uma vez um Autor com uma vaga ideia para uma nova história. E como nessa história tinha vaga de verdade para um grande Personagem, pensou em começar sua busca colocando um anúncio no jornal.

"Procura-se um Personagem disposto a viver aventuras eletrizantes. Não é necessário ter experiência no tema, mas algumas características serão especialmente consideradas: um certo preparo físico, raciocínio rápido e personalidade carismática." O primeiro candidato a se apresentar foi logo dizendo:

- Participei de passagens importantes de muitos livros famosos, imortalizados por personagens estrelados.

- Ah, parabéns! O senhor tem razão. Os grandes personagens não envelhecem. Mas, se entendi bem, o senhor nunca foi o protagonista desses enredos, certo? Enfim... É uma pena, mas um coadjuvante de idade avançada não é o que busco. Desculpe!

Dois dias e muitas páginas amassadas depois, o Autor recebe outro candidato - um tipo muito sincero, mas bastante imaturo.

 -Já passei por muitas imaginações, mas...

 - Mas?

 -Nunca cheguei ao papel...

- Ah...

- Tenho muito potencial, mas...

- Mas?

- Preciso de alguém que acredite em mim, que me decifre e me revele com todas as letras, entende?

- Você é muito interessante. Mas...

Na semana seguinte, com a cabeça embaralhada e ainda sem um herói à vista, o Autor começa a pensar em outras possibilidades e, repentinamente, tem uma grande ideia: e se o narrador transformasse a própria aventura em Personagem? Animado, ele já ia colocar o texto em ação quando o telefone toca.

- Bom dia. Posso falar com o Autor?

- E o senhor é...?

- O Personagem.

- Ah, claro, o anúncio...

- Exato, o anúncio. Muito bem escrito, por sinal.

- ...?

- Quantos livros o senhor publicou?

- ... !?!

- Alô? Alô, o senhor está na linha?

- Sim... Claro, estou ouvindo... Continue, por favor!

- Desculpe! Espero que não me leve a mal, mas preciso saber um pouco mais sobre o seu estilo, como é o seu processo criativo, quais gêneros o senhor domina, se tem livros premiados... É que não me encaixo com naturalidade em qualquer texto. Tenho que sentir alguma consistência literária, entende?

O Autor experimentou vários estados de espírito. No início, ficou atônito. Mais que isso, catatônico! Depois, a palavra certa seria "irritado". Mas, pouco a pouco, foi se sentindo, como dizer?, impressionado! Pois, à medida em que respondia às perguntas do Personagem, foi se surpreendendo mais e mais com suas próprias palavras. No dia seguinte, conversaram de novo. E no outro, outra vez.

Trocaram ideias durante tanto tempo que acabaram se tornando grandes amigos. Anos depois, eram tão íntimos que um logo adivinhava o que o outro tinha acabado de pensar e, juntos, inventaram histórias fabulosas.

Referência:

ANDRADE, C. D. O sorvete e outras histórias. São Paulo: Ática, 1993.



Para produzir um conto, é importante lembrar que os elementos da narrativa desempenham papéis importantes na construção da história:


  1. Enredo: é o fio condutor, que mantém o interesse do leitor através de uma trama envolvente. No conto, o enredo apresenta uma situação, conflito ou episódio marcante, caracterizando-se pela brevidade e uma estrutura fechada e ágil.


  1. Personagens: tornam a narrativa autêntica, carregando consigo emoções, conflitos e motivações. Para a produção do conto, são utilizados poucos personagens.


  1. Tempo: na narrativa, o tempo é responsável por estabelecer o ritmo da história e moldar passado, presente e futuro.


  1. Espaço: é o cenário onde os eventos ocorrem; fornece contexto à narrativa e influencia as interações entre os personagens.


  1. Narrador: é quem conta a história, podendo estar em primeira ou terceira pessoa do singular (foco narrativo). Essa escolha influencia a perspectiva pela qual o conto é apresentado (se em discurso direto, discurso indireto ou discurso direto-livre).


Dicas para a produção de texto:


  1. Lembre-se de escolher um conflito central que seja envolvente e capaz de despertar o interesse do leitor desde o início. Foque em situar claramente a situação ou episódio marcante que impulsionará o conto.


  1. Dada a brevidade do conto, valorize cada palavra. Evite detalhes desnecessários e concentre-se em expressões impactantes. Use uma linguagem precisa e sugestiva para transmitir emoções e atmosfera;


  1. Mesmo com poucos personagens, dedique tempo ao desenvolvimento delas. Torne-as memoráveis, atribuindo motivações e características únicas. Isso contribuirá para uma conexão mais profunda com o leitor.

 250 palavras




Redação de setembro - 1ª Série

Utilize os textos motivadores abaixo e o seu repertório pessoal sobre o tema e elabore um ARTIGO DE OPINIÃO sobre: Como as mudanças climátic...