quarta-feira, 5 de março de 2025

Redação do mês de março - 3ª série



Redação Paulista

TEXTO I




Foi sancionada a Lei 14.533, de 2023, que cria a Política Nacional de Educação Digital (Pned), com medidas de estruturação e incentivo ao ensino de computação, programação e robótica nas escolas. A lei teve origem no PL 4.513/2020, aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro com várias contribuições introduzidas pelo Senado.

[...]

A Política Nacional de Educação Digital será regulamentada pelo Poder Executivo federal e deverá estar prevista no plano nacional plurianual e nas leis orçamentárias. A proposta se estrutura em eixos voltados para: a inclusão digital da população brasileira; a educação digital nas escolas; ações de capacitação do mercado de trabalho; e incentivo à inovação, à pesquisa e ao desenvolvimento (P&D).

SENADO NOTÍCIAS. Política Nacional de Educação Digital é sancionada com vetos, 12 jan. 2023. Disponível em:

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/01/12/politica-nacional-de-educacao-digital-e-sancionada-com-vetos. Acesso em: 13 jan. 2025.






TEXTO II




No Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, os alunos do ensino médio receberam a tarefa de produzir uma redação, nos moldes do Enem, 100% por meio da IA. Os estudantes não poderiam escrever nenhuma palavra autoral. Em seguida, o docente corrigiu as produções em sala de aula, e o resultado foi que a maioria dos alunos obteve nota mediana, pois os textos apresentavam inconsistência de informação e faltava fluidez.




Apenas uma aluna se destacou. “Ela sabia o que queria e orientou bem a IA, e este é o cerne do que a gente acredita. Quando a ferramenta é usada para ajudar o aluno a aprofundar um conhecimento, o resultado é incrível, mas quando se usa para terceirizar um conhecimento, é péssimo. Um bom resultado depende de um bom comando”, afirma o professor Lucas Chao.




Para o professor, é fundamental que esses sistemas sejam incorporados ao ambiente escolar, até para preparar os alunos para as oportunidades do mundo do trabalho. Mas é necessário lembrar que o vestibular, por exemplo, funciona como uma prova clássica. “Hoje trabalhamos com um consenso de que essas ferramentas são importantes e vieram para ficar. Se existe um futuro melhor, é por meio da conscientização, de um uso crítico. Trazemos essas tecnologias para a sala de aula, mas temos os momentos de avaliação tradicional com papel e caneta. São os dois mundos.”




[...]




Verônica Cannatá defende que as discussões em torno do uso da IA se tornem políticas públicas e não fiquem restritas ao universo das redes particulares de ensino. “Ignorar a IA é deixar seu aluno em uma área de analfabetismo tecnológico. [...]”.







FAJARDO, Vanessa. Estadão. 28/08/2024. Essa escola pediu aos alunos uma redação do Enem 100% feita pelo ChatGPT: qual foi o resultado?. Disponível em: https://www.estadao.com.br/educacao/escola-inteligencia-artificial-chatgpt-redacao-enem/?srsltid=AfmBOooeFTYWo9kV7NE5rC56x6JiULr1QWeY1phi-AjV1QEkKUdIZyL1. Acesso em: Acesso em: 13 jan. 2025. Adaptado.













TEXTO III

A síndrome de Frankenstein na era da inteligência artificial



O termo deriva do romance Frankenstein, escrito por Mary Shelley em 1818, que narra a história de um cientista que cria vida artificial, e passa posteriormente a ser assombrado e destruído por sua própria criação. Embora Shelley não tenha usado explicitamente o termo “síndrome de Frankenstein”, a obra tornou-se uma metáfora poderosa para os perigos percebidos do avanço tecnológico sem controle ético ou moral. O conceito ganhou força no século XX, especialmente no contexto do desenvolvimento de novas tecnologias, como a energia nuclear, a biotecnologia, e, mais recentemente, a inteligência artificial (IA). Durante a Guerra Fria, por exemplo, o medo em torno das armas nucleares ecoava esse mesmo temor: o medo de uma tecnologia que pudesse causar destruição em massa, algo fora do controle de uma única pessoa ou nação.




CAPPRA, R. Síndrome de Frankenstein na era da inteligência artificial. MIT Technology Review, 13 out. 2024. Disponível em: https://mittechreview.com.br/sindrome-frankenstein-ia/. Acesso em: 13 jan. 2025















ENUNCIADO


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema Desafios para o uso crítico da inteligência artificial na educação brasileira, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexão favorita do livro

 Atividade de Leitura MATERIAL IMPRESSO PELA COORDENAÇÃO ESCOLAR!