domingo, 13 de abril de 2025

ESCREVIVÊNCIAS- 2ª SERIE DO E.M


2º BIMESTRE

Propostas de redação - ABRIL


Conto “Uma vida de força”


a) o tema do bimestre é escrevivências;
b) o tema permeará as discussões sobre a obra lida por cada um ao longo do bimestre;
c) haverá duas produções de texto, ambas com recortes temáticos que dialogam com a unidade temática;
 d) cada estudante deverá ler um livro por bimestre

O tema deste bimestre, escrevivências, foi selecionado devido à importância de que os estudantes em etapas mais maduras da vida escolar, como o Ensino Médio, reflitam sobre a relevância de contar suas próprias histórias e de ler histórias de vida de outras pessoas, em especial aquelas que se relacionam a questões históricas que impactam toda a sociedade.

O termo “escrevivência” foi criado pela escritora brasileira Conceição Evaristo ‒ autora de duas das obras sugeridas para leitura neste bimestre ‒ a partir da junção das palavras “escrita” e “vivência”, para se referir à escrita que, a partir de histórias pessoais, carrega experiências coletivas.,

Texto único

“Tio Totó não se conformava com o acontecido. Deus do céu, seria aquilo vida? Por que a gente não podia nascer, crescer, multiplicar­-se e morrer numa mesma terra, num mesmo lugar? Se a gente sai por aí, por este mundo de déu em déu e não volta, o que vale o respeito, a fé toda quando se está distante, no que para trás ficou? Para que a crença na volta ao lugar onde se enterra o umbigo? Verdade fosse!.
Tio Totó andava inconsolável: já velho, mudar de novo, num momento em que seu corpo pedia terra. Ele não sairia da favela. Ali seria sua última morada. Ele olhava o mundo com o olhar de despedida. Olhava sua terceira mulher, seus netos órfãos, sua casinha caiada de branco, algumas galinhas e o chiqueiro vazio.
– Perdi as forças, Maria­-Velha. Trabalhei demais. Eu quero agarrar nas coisas, pegar o machado, rachar essa lenha... Assento e penso: pra quê? Fiz isso a vida inteira... Labutei, casei três vezes, viuvei duas, a terceira mulher é você. Tive filhos das duas primeiras. Os filhos também se foram. Partidas tristes, antes do tempo cumprido, antes da hora. Eu, vivido, já velho, estou aqui[…]”

EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017, p. 10.

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoas/1667-conceicao-evaristo


Redação do mês de abril

Enunciado:

Imagine que você é alguém que conviveu com tio Totó e que sabe por que motivos ele se recusava a sair de seu barraco: porque conseguiu construí-lo apenas com muito esforço. Com isso em mente, você decide escrever um conto que narre a trajetória de vida levada por tio Totó até conseguir construir seu barraco. O conto será apresentado em um sarau em sua comunidade para que todos entendam a importância daquele lugar para ele.


Em seu conto, você deverá:

a) Apresentar sua relação com tio Totó (como sobrinho(a), filho(a), irmã(o) ou vizinho(a));

b) Narrar a história de vida de tio Totó, mostrando que obstáculo ele superou para conseguir construir seu barraco;

c) Encerrar o conto mostrando o destino de tio Totó com a saída da favela.


Lembre-se, ainda, de:

a) Narrar o conto em primeira pessoa.

b) Dar ao conto um título que desperte curiosidade no leitor;

c) Organizar seu conto a partir da estrutura típica de uma narrativa: situação inicial, conflito, clímax e desfecho

d) Seguir a norma-padrão da língua portuguesa (isto é, fazer correções gramaticais e pontuar as frases corretamente), mas com liberdade para utilizar a linguagem de formas criativas (por exemplo, utilizando gírias, adjetivos e advérbios que ajudem a definir o espaço e os personagens do conto).



Obras sugeridas

1. Canção para ninar menino grande, Conceição Evaristo

2. Eu destilo melanina e mel, Upile Chisala

3. Olhos d’água, Conceição Evaristo

4. A mulher de pés descalços, Scholastique Mukasonga




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexão favorita do livro

 Atividade de Leitura MATERIAL IMPRESSO PELA COORDENAÇÃO ESCOLAR!