quinta-feira, 2 de maio de 2024

Redação 2ª série do E.M



Enunciado:



Com base nos textos, elabore um artigo de opinião, sobre as dificuldades com a leitura no Brasil, propondo iniciativas para reverter esse quadro, com foco na inclusão social em comunidades marginalizadas, sob o tema "Desigualdade Literária: O Desafio da Leitura como Ferramenta de Inclusão Social em Comunidades Marginalizadas". Insira seu texto completo, já desenvolvido e ajustado e a conclusão.






Texto I



Baixo índice de leitura entre jovens brasileiros pode indicar futuro de dificuldades




Para Filomena Elaine Paiva Assolini, investimentos na educação pública brasileira são urgentes para evitar marginalização social


Jornal da USP


Por Vitória Pierri


O Relatório Brasil no Pisa 2018, da OCDE, revelou que estudantes brasileiros de 15 anos apresentaram uma média de 413 pontos em proficiência de leitura, enquanto alunos de outros 16 países do bloco alcançaram uma média de 487 pontos. Esta disparidade ressalta a preocupação com o baixo desempenho em leitura, pois apenas metade dos estudantes brasileiros atingiu o nível mínimo de letramento, em contraste com 77,4% dos países da OCDE.

A professora Filomena Elaine Paiva Assolini, da FFCLRP-USP, destaca que as avaliações externas evidenciam a falta de habilidades interpretativas dos alunos, atribuindo isso à ausência de práticas de leitura diversificadas no ambiente escolar. Ela enfatiza a urgência de investimentos na educação pública para fornecer ferramentas necessárias aos alunos e promover uma cultura de leitura desde a infância, visando evitar dificuldades futuras no mercado de trabalho e exclusão social.


Construir leitores

Em sua perspectiva, a leitura pode contribuir para o rompimento de tal círculo vicioso, com preços mais acessíveis para os livros, por exemplo, e investimento em construir leitores fora dos muros das escolas, mas também dentro, explica Filomena. “A escola é fundamental, porque é a escola que traz conteúdos, historicamente produzidos, traz os conteúdos acumulados pela história da humanidade”. Com isso, destaca a importância em mostrar aos alunos “que vivemos em uma sociedade letrada, marcada por práticas discursivas letradas”, o que “requer leitores” e “pessoas que escrevem, requer pessoas que saibam argumentar”.

Adaptado. Pierri, V. (2021, novembro 23). Baixo índice de leitura entre jovens brasileiros pode indicar futuro de dificuldades. Jornal da USP. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/baixo-indice-de-leitura-entre-jovens-brasileiros-pode-indicar-futuro-de-dificuldades/ . Acesso em 01 abr. 2024.



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