segunda-feira, 27 de maio de 2024

Redação de Junho - 3ª série do E.M



Orientação gênero + Enunciado


Proposta de redação:

A partir da leitura do conteúdo apresentado, dos textos de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Consequências da busca por padrões de beleza idealizados”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Sua produção deverá ter, no mínimo, 300 palavras.




Foco no conteúdo: Tipos de argumentos

Para a produção do texto dissertativo-argumentativo, após apresentar sua tese na introdução, você deve defendê-la com argumentos. Para essa defesa, existem vários tipos de argumentos. Vamos revê-los a seguir.

Colocando em prática:







Dicas para a produção de texto

Não se esqueça de articular de forma coerente a tese defendida com argumentos convincentes, sempre deixando aquele que considera mais forte para o final.




Seu texto deve conter:

1. Introdução – Recorte do assunto e apresentação da tese.




2. Desenvolvimento – Argumentação articulada com a tese.

- Desenvolva, preferencialmente, dois argumentos de tipos diferentes. Utilize argumentos de autoridade, exemplificação, causa e consequência, evidência, comparação, alusão histórica ou senso comum.




3. Conclusão – Retomada da tese.

- Apresentação de proposta de intervenção que respeite a dignidade humana (ENEM).




Texto de Apoio




TEXTO I

A beleza parece caminhar em uma linha tênue entre as escolhas do indivíduo e a imposição coletiva. Se, por um lado, cada um pode buscar a beleza da maneira que considerar melhor para si, por outro, cuidar da beleza torna-se um imperativo. Modelos funcionam como fonte de comparação social e a exposição às imagens idealizadas da mídia tem como efeito uma redução no nível de satisfação dos indivíduos com relação à própria imagem. Este processo tem como efeito uma redução do nível de satisfação dos indivíduos com relação à própria imagem acentuada entre o eu real e o eu ideal gera ansiedade e sentimento de insatisfação com relação ao seu autoconceito e, consequentemente, uma redução na sua autoestima. Na tentativa de atingir um ideal estético socialmente aceito, muitos se dedicam a uma luta incansável para esculpir o corpo perfeito e aproximar-se de um padrão de beleza.

FONTES, O. A.; BORELLI, F. C.; CASOTTI, L. M. Como ser homem e ser belo? Um estudo exploratório sobre a relação entre masculinidade e o consumo de beleza. Disponível em: http://seer.ufrgs.br. Acesso em: 22 jun. 2015 (adaptado).




TEXTO II





ROSSETTI, C. Disponível em: www.carolrossetti.com.br. Acesso em: 21 jul. 2017







TEXTO III

Os transtornos alimentares mais relevantes em nosso contexto sociocultural são a anorexia e a bulimia nervosas. A anorexia nervosa se caracteriza pelo pavor descabido e inexplicável que a pessoa tem de engordar, com grave distorção da sua imagem corporal. Para atingir esse padrão de “beleza” inatingível, o anoréxico se submete a regimes alimentares bastante rigorosos e agressivos. Já a bulimia nervosa se caracteriza pela ingestão compulsiva e exagerada de alimentos, geralmente muito calóricos, seguida por um enorme sentimento de culpa em função dos “excessos” cometidos. Não podemos perder de vista que a formação da autoimagem corporal corpo esteticamente apreciável.

SILVA, A. B. B. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010 (adaptado).




BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Enem 2017. Brasília, 2017. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2017/P2_01_azul.pdf. Acesso em: 27 mar. 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia SP

 Indicações do mês de junho