segunda-feira, 27 de maio de 2024

Redação de junho - 2ª Série do E.M



Orientação gênero



Conteúdo

Relembrando a estrutura do Artigo de Opinião:

Introdução – momento em que a tese sobre o assunto abordado é apresentada;

Desenvolvimento – com apresentação de argumentos consistentes para dar maior credibilidade ao seu posicionamento, geralmente pautados na ciência, em pesquisas e/ou na opinião de especialistas no assunto;

Conclusão – quando a tese é retomada, reafirmando a ideia inicial do autor do texto, e propõe-se uma solução para o problema ou que o leitor reflita de forma crítica sobre o tema que foi abordado




Colocando em prática: desenvolvendo o texto argumentativo.




A prática argumentativa no texto de opinião:

Antes mesmo de iniciarmos a defesa do nosso ponto de vista, ou seja, a prática argumentativa é preciso preparar o receptor para refletir sobre o tema em pauta.

A introdução desempenha um papel fundamental em nosso texto, pois é nela que o leitor terá conhecimento do tema a ser discutido e do nosso ponto de vista à partir dele, ou seja, é a apresentação da nossa redação.

Vamos observar a estrutura da introdução do artigo de opinião “Informação contra a desinformação”, por Taís Seibt.




A era digital trouxe consigo a perspectiva das redes sociais, convivendo-as em cenários onde ocorrem confrontos intensos, a psicanalista Maria Lucia Homem, aponta para a proliferação das redes sociais como verdadeiros campos de batalha na era digital. Diante desse contexto, surge a necessidade de explorarmos a cultura do comentário na internet, compreendendo os motivos que impulsionam as pessoas a participar incessantemente, analisando os impactos dessa realidade e refletindo sobre os desafios de estabelecer diálogos construtivos em meio ao caos virtual. Desta forma, é preciso repensar nossas interações online em busca de uma abordagem mais consciente e responsável.




A primeira parte do parágrafo tem a função de situar o leitor em relação ao tema que será apresentado (a era digital e seus impactos), além de citar uma autoridade no assunto.




Aqui é apresentada uma proposta aprofundamento sobre o tema, com a justificativa de existir a necessidade propor ações, que são apresentadas pelos verbos: Explorar; compreender, analisar e refletir. Ou seja, por causa do motivo apresentado anteriormente justifica-se tais ações (proposição)




Só depois de preparar o leitor e promover um aprofundamento no tema é que o autor apresenta a sua tese, ou seja, a posição a ser defendida. Esse posicionamento se estrutura em uma frase afirmativa.







Acesse o material digital de Língua Portuguesa da 2ª série, 2º bimestre, aulas 13 e 14, que estão disponíveis no repositório do CMSP (disponível em: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/). Nesses materiais, você encontrará modelo de proposta.







Enunciado:




A partir da leitura dos textos, elabore um artigo de opinião sobre o tema "O Impacto das Tecnologias Digitais na Leitura: Desafios e Oportunidades para as Novas Gerações", discutindo os desafios enfrentados e as oportunidades proporcionadas pela tecnologia na forma como as novas gerações leem. Apresente propostas de intervenção para lidar com esses desafios e aproveitar as oportunidades da era digital para promover a leitura. Insira seu texto completo, já revisado. Sua produção deverá ter, no mínimo, 300 palavras.




Texto de apoio:




Texto I




Hábitos digitais estão 'atrofiando' nossa habilidade de leitura e compreensão? (adaptado)




BBC News Brasil

por Paula Adamo




A geração contemporânea está imersa no mundo digital, onde a leitura se torna uma prática cada vez mais comum em telas de dispositivos eletrônicos. Maryanne Wolf, neurocientista cognitiva, alerta para os efeitos desse hábito, questionando se essa geração perderá a capacidade de realizar leituras profundas e críticas. O excesso de tempo em telas e a leitura superficial de múltiplos textos online podem comprometer nossa habilidade de entender argumentos complexos e analisar criticamente o que lemos. Diante desse cenário, é essencial promover estratégias que incentivem uma leitura mais aprofundada e crítica, especialmente entre as crianças e jovens habituados desde cedo ao uso de dispositivos digitais. Limitar o tempo de exposição às telas, cultivar o hábito da leitura de livros impressos e proteger o tempo de ócio, incentivando atividades criativas e exploratórias, são algumas das propostas para preservar nossa capacidade de leitura crítica e garantir o desenvolvimento saudável das futuras gerações.







BBC News Brasil. (2019, abril 25). Hábitos digitais estão “atrofiando” nossa habilidade de leitura e compreensão? BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-47981858 . Acesso em 01 abr. 2024.


Texto II





161,6 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade utilizaram a Internet no país, em 2022. (2023, novembro 9). Agência de Notícias - IBGE. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38307-161-6-milhoes-de-pessoas-com-10-anos-ou-mais-de-idade-utilizaram-a-internet-no-pais-em-2022. Acesso em: 03 abr. 2024.


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